Ladrões distraem lojistas para furtar celulares em Curitiba; VÍDEOS
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Foram registrados mais de 8 mil furtos de aparelhos celulares em Curitiba em 2024. Ladrões distraem lojistas para furtar celulares em Curitiba
Lojistas de Curitiba estão relatando preocupação com a série de furtos de celulares que está acontecendo nos comércios. Na maioria dos casos, os criminosos tentam distrair os atendentes para levar os equipamentos sem serem notados.
Câmeras de segurança registram muitos desses furtos. Assista alguns deles no vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em um dos casos, um homem de óculos entra na loja. Ele se passa por cliente, conversa com os atendentes, escolhe produtos e caminha pelo local enquanto finge estar falando no telefone. Enquanto isso, ele observa que o telefone da dona da loja estava carregando no balcão.
O homem então pede um tamanho diferente dos produtos que escolheu com o objetivo de distrair a mulher e ter a oportunidade de furtar o celular. Ele pega o aparelho, coloca no bolso, disfarça, e vai embora. Os donos do estabelecimento perceberam o que tinha acontecido tempo depois.
"O modus operandi dele foi pedir coisas que a gente não tinha na loja, perguntando se tinha outros tamanhos e tudo mais, justamente para distrair a atenção e a gente sair da loja. E foi realmente em um momento de distração que o celular foi levado. A gente só percebeu uns 20 minutos depois que ele saiu da loja, quando fomos procurar o celular, o celular não estava, e pelas câmeras a gente viu que ele tinha sido furtado", detalha Marcos Pereira, dono da loja.
Ladrão distrai lojista e furta celular em Curitiba
Reprodução
De acordo com Marcos, esta foi a primeira vez que teve algum problema como esse no estabelecimento. Porém, conversando com vizinhos comerciantes, notou que a situação está se repetindo.
Em outra loja, suspeitam que o mesmo homem tenha agido da mesma maneira para distrair uma vendedora e levar o celular dela.
De acordo com a Polícia Civil, em 2024 foram registrados mais de 8 mil furtos de aparelhos celulares em Curitiba. A maior parte deles aconteceu no Centro da capital.
Lá, outra lojista foi vítima de furto após ser distraída pelos ladrões. Um casal passa pela calçada e vê que o celular dela está apoiado no balcão. A mulher continua a andar, mas o homem para e pede um copo de água para a trabalhadora.
Ele faz um sinal para a mulher, que volta, aproveita que a lojista está de costas, e leva o celular sem ser percebida. O homem agradece o copo de água, e também vai embora.
A Polícia Civil orienta que vítimas de furto no Paraná devem registrar Boletim de Ocorrência (B.O). É possível fazer o registro por meio da internet.
LEIA TAMBÉM:
Crime: Golpistas lucram mais de R$ 97 mil com vaquinha falsa para reconstrução de teatro da PUC em Curitiba
Vídeo: Caminhão-tanque é atingido e arrastado por trem ao tentar cruzar ferrovia
Decisão: Empresa é condenada por não entregar ovos de Páscoa a cliente: 'Gerou profunda angústia existencial'
Casal distrai lojista para furtar celular
Reprodução
Como saber se fui vítima de furto, estelionato ou roubo?
O crime de furto é quando algum item é subtraído da vítima sem violência ou ameaça. Na maioria das vezes, a vítima só percebe que algo foi levado depois.
O crime de estelionato é quando o criminoso usa o engano ou a fraude para levar vantagem sobre alguém. São os famosos "golpes". O criminoso utiliza artifícios para convencer a vítima a dar dinheiro, objetos pessoais ou outros bens. Neste caso a vítima deve registar um Boletim de Ocorrência de estelionato.
Se o criminoso ameaçou, com ou sem uso de arma, ou agrediu a vítima para levar algo, o crime é considerado roubo. Nestes casos, não é possível registrar o B.O pela internet e é necessário ir até uma das delegacias da Polícia Civil.
Bandidos distraem lojistas para furtar celulares
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.