Vectra promove visitas de estudantes de engenharia nos canteiros
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Para aproximar acadêmicos do curso de Engenharia Civil da realidade do mercado de trabalho, a Vectra criou o programa "Vectra em Campo". Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a empresa recebeu, no ano passado, duas turmas do 4º ano para visitas técnicas nos canteiros de obras e na sede administrativa. Para 2026, o objetivo é ampliar o número de visitas e a participação das demais universidades de Londrina na ação educativa.
"A proposta é que eles visualizem tudo o que uma incorporadora faz, descobrindo as diversas possibilidades do trabalho do engenheiro civil em uma empresa como a Vectra", explica Ester Falaschi, gerente de Gente e Gestão da construtora. Segundo ela, a empresa possui engenheiros atuando em áreas diversas como orçamento, planejamento e controle, suprimentos, sistemas de gestão de qualidade e assistência técnica.
Imersão na prática profissional
Programa “Vectra em Campo” foi iniciado em 2025 e abrirá para novas turmas em 2026.
Divulgação.
Durante as visitas, os estudantes fazem um tour pelos canteiros de obras dos empreendimentos da empresa e são recebidos pelo engenheiro residente responsável, que explica sobre como funciona a gestão técnica e o que está acontecendo em cada canteiro.
O roteiro também inclui a visita dos alunos à sede da empresa, inaugurada há pouco mais de um ano, na Avenida Adhemar Pereira de Barros, n° 811, no Jardim Bela Suíça. O engenheiro civil e gerente de produção da Vectra, Fernando Cruz, explica que o objetivo é apresentar os diferentes departamentos que compõem uma incorporadora. A iniciativa permite o aprofundamento de temas específicos.
O que é aprendido aqui tem repercussão dentro da sala de aula. É muito legal ver a curiosidade dos alunos perguntando sobre cada item.
Aprovação acadêmica
O coordenador do curso de Engenharia Civil da UEL, Carlos Alberto Prado da Silva Junior, que participou da visita piloto em 2025, avalia positivamente a iniciativa. "É fundamental para o aluno ter essa experiência. Por mais que tentemos criar um ambiente parecido com a prática, ver tudo ‘ao vivo’ é diferente", afirma.
Universitários percorreram canteiros e também visitaram a sede da Vectra.
Divulgação.
O professor observa que a experiência gera reflexos diretos no ambiente acadêmico. "Os alunos passam a fazer perguntas e questionar coisas que viram na obra, sobre as instalações hidráulicas, elétricas, concreto, alvenaria, entre outros processos construtivos", revela.
Visão do estudante
Para o aluno Nelson dos Santos Pio Júnior, que participou de uma das visitas, a experiência foi enriquecedora. "Além de ser didático, é muito legal ver na prática como tudo funciona. Eu gostei muito de ter mais informações sobre a alvenaria enxuta, os princípios Lean de cuidado com desperdício. Também me chamou atenção ver como o canteiro é organizado, sem bagunça", relata.
“Me chamou atenção ver como o canteiro é organizado, sem bagunça”, contou o estudante Nelson dos Santos Pio Júnior.
Divulgação.
Expansão do programa em 2026
Em 2026, o programa já está aberto para novas participações. Interessados podem entrar em contato com a área de Gente e Gestão da Vectra para agendar visitas. "A Vectra constrói empreendimentos de alto padrão, então, queremos fidelizar e atrair os melhores acadêmicos para seguir carreira conosco", completa Ester Falaschi.
Grupo de estudantes da UEL em visita aos canteiros de obras da Vectra em Londrina.
Divulgação.